Um campeão a quem lhe resta apenas o que lhe está no nome. Esperança.

Título original: Southpaw (2015)
Realizador: Antoine Fuqua
Actores: Jake Gyllenhaal, Forrest Whitaker e Rachel McAdams

image

É impossível ver um filme sobre boxe sem o comparar com “Rocky” ou “Raging Bull”. Principalmente quando este “se põe a jeito”. Na verdade não é o primeiro nem vai ser o último filme com este formato de boxer “underdog” que luta para voltar à ribalta. Este é melhor que muitos que já nos apareceram à frente, mas está longe do nível dos clássicos com Stallone e De Niro.

O filme centra-se no campeão de peso médio, Billy “The Great” Hope (Gyllenhaal). Ele está no topo do mundo, é aclamado no seu desporto, tem a mulher dos seus sonhos (McAdams), uma filha, uma mansão de luxo. Mas após um acidente bizarro onde perde a mulher, rapidamente tudo se desmorona. Talvez rapidamente demais no que ao andamento do filme diz respeito. De repente o seu contabilista diz que as suas finanças estão arruinadas e que tem que vender tudo. A depressão a que tudo isto leva, faz com que o pugilista perca também a tutela da sua filha para os serviços de acolhimento.

O então campeão é agora um homem destroçado e com as últimas forças que tem, procura ajuda com o experiente treinador Tick Wills (Whitaker) para voltar à ribalta e recuperar o que lhe resta. Esta relação será o melhor que este filme tem para oferecer. Tanto Jake como Forrest têm performances brilhantes. Jake Gyllenhaal mostra mais uma vez que está numa forma impressionante depois de “Prisoners” e “Nightcrawler” e começa a atingir um ponto que que já devia ter mais reconhecimento. Um dos melhores actores da sua geração. A evolução da sua personagem desde o inicio quando se sente invencível e se refugia na âncora que é a sua mulher, até ao homem quebrado que tem na sua relação com a sua filha a sua última esperança de felicidade, é impressionante.

A dirigir este actores está Antoine Fuqua, que consegue fazer de uma história cheia de clichés um filme que nos aproxima dos personagens e dos seus problemas. Algo que já tinha acontecido no seu melhor filme –  “Training Day” com Denzel Washington e Ethan Hawke.

“Southpaw” acaba por ser um bom filme com óptimas performances. Simplesmente não esperem ser surpreendidos pela história. Essa já a viram anteriormente. Acaba por estar uns furos acima da média. O papel principal foi oferecido inicialmente ao Eminem… Por isso acho que ficamos a ganhar.

Facebook Comments

Leave a comment