Cada vez mais o mundo digital, e particularmente o streaming, anda lado a lado com o cinema. É a pensar em plataformas como o Netflix, ou na possibilidade de voltar atrás 7 dias nos serviços de cabo nacionais, que vamos dar sugestões de filmes que estão disponíveis durante a semana.


PARA VER NO NETFLIX

Frances Ha

Frances Ha – 2012

Frances Ha” é um espelho perfeito da actual sociedade e das suas dificuldades. Principalmente para jovens adultos. Frances (Greta Gerwig) é aprendiz numa companhia de dança, apesar de não ter o maior dos talentos para dançar e salta de apartamento em apartamento por não conseguir pagar um sozinha. Apesar de todas as dificuldades continua sempre em frente sem desculpas.

O filme não alimenta sonhos. Relata a realidade através dos cenários e espaços despidos de glamour. A preto e branco, com pouco contraste. O único brilho vem dos olhos de Frances que apesar de ter um guarda-roupa modesto, transpira uma beleza clássica. Faz-nos sorrir e ter vontade de entrar no pequeno circulo de amigos.

Além de Gerwig, destaque para Mickey Sumner, Michael Esper e o excelente Adam Driver. E, claro, destaque também para a cidade de Nova, Iorque que tem muito de “Woody-Allenesca” na mão de Noah Baumbach (A Lula e a Baleia, Greenberg).


PARA VER NO CINEMUNDO

Malcolm X

Malcolm X – 1992

Esta obra prima cinematográfica de Spike Lee é baseada na autobiografia de Malcolm X, que relata a sua vida e o impacto que ela teve em todo o mundo. Lee tem um estilo muito próprio de filmar e este filme não foge à regra. Nestes anos 90, Spike Lee estava no topo das suas capacidades e fez uma mão cheia de grandes filmes. Quem também brilha a grande altura neste filme é Denzel Washington, que incorpora Malcolm X e podia perfeitamente ter ganho o Oscar de Melhor Actor Principal.

O filme acompanha a vida desde os seus dias de crime em Harlem que o levam a ser preso, à sua introdução como ministro da Nação do Islão e até aos seus últimos dias quando é assassinado.

É, acima de tudo, um pedaço da história dos Estados Unidos que não deve ficar por ver.


PARA VER NO AXN BLACK

Inocente ou culpado?

The Life of David Gale – 2003

David Gale (Kevin Spacey) é activista contra a pena de morte e, após ter sido considerado culpado por violação e homicídio, enfrenta a sentença contra tanto lutou. Ele decide fazer uma entrevista com Bitsey Bloom (Kate Winslet) durante os últimos 3 dias que tem de vida, tentando por um lado explicar a sua versão da história, por outro pedir à jornalista que investigue o caso na esperança de ainda provar a sua inocência a tempo.

Este filme de Alan Parker (Fama, Mississipi em Chamas), cheio de surpresas e reviravoltas, não teve na altura grande projecção, mas é muito, muito bom. Conta com grandes interpretações de Laura Linney, Kate Winslet e, especialmente, Kevin Spacey.

Facebook Comments

Leave a comment