Cada vez mais o mundo digital, e particularmente o streaming, anda lado a lado com o cinema. É a pensar em plataformas como o Netflix, ou na possibilidade de voltar atrás 7 dias nos serviços de cabo nacionais, que vamos dar sugestões de filmes que estão disponíveis durante a semana.

blue-valentine-blue-valentine-31-12-2010-3-g


PARA VER NO CANAL HOLLYWOOD

Blue Valentine – Só Tu e Eu

Blue Valentine – 2010

Poucos filmes deixam marcas como este Blue Valentine. Porquê? Porque qualquer pessoa, mesmo que não tenha passado por metade do que o casal protagonizado por Ryan Gosling e Michelle Williams passa, consegue-se relacionar com a história. Seja de uma forma mais directa ou indirecta. E a razão é simples. Este filme, que nos mostra a caminhada que é a relação deste casal, transpira realismo. Nada soa a cliches ou fantasias. Não tem cenas forçadas ou apressadas. Tem partes que nos lembram paixões, mas também lembram como elas acabam sem saberes bem porquê.

É acima de tudo um belíssimo filme do desconhecido realizador Derek Cianfrance e tem provavelmente as duas melhores performances destes dois actores (de Gosling certamente).


PARA VER NO FOX MOVIES

Estado de Guerra

The Hurt Locker – 2008

Há por aí muitos filmes de guerra. Mas haverão poucos como um Resgate do Soldado Ryan (S. Spielberg). Ou um Platoon – Os Bravos do Pelotão (O. Stone). Ou um Full Metal Jacket – Nascido Para Matar (S. Kubrick). Ou um Apocalypse Now (F. F. Coppola). Mas este Estado de Guerra está lá perto.

Realizado por Kathryn Bigelow, esta história, que acompanha o Sargento William James (Jeremy Renner) quando se junta à esquadra de desarmamento de bombas na guerra do Iraque, vai-vos manter agarrados ao sofá até ao fim, com grande possibilidade de susterem a respiração. Se no desembarque no dia D do filme de Spielberg nunca estivemos tão perto do medo que aqueles soldados sentiram na pele, neste caso as várias ocasiões em que ficamos em suspense quase a pedir que eles não avancem são a prova que há algo de especial neste filme.


PARA VER NO AXN BLACK

Uma Questão de Honra

A Few Good Men – 1992

Daniel Kaffe (Tom Cruise) é um jovem Tenente que é escolhido para defender dois Marines que são acusados da morte do Soldado Santiago (Michael DeLorenzo). Jaffe, mais habituado a fazer acordos nos seus casos estreia-se dentro de um tribunal neste caso envolto em segredos escondidos pelas entranhas dos rankings militares, que chegam até ao intimidante Coronel Nathan Jessup (Jack Nicholson). Kaffe, Sam Weinberg (Kevin Pollak) e a Tenente Comandante JoAnn Galloway (Demi Moore), rapidamente se adaptam ao “jogo”, dando-nos um dos melhores filmes filmados dentro de uma sala de tribunal.

Muita da culpa vai direitinha para o brilhante argumento do mestre do diálogo Aaron Sorkin (West Wing, The Social Network) e para o não menos brilhante realizador Rob Reiner (This Is Spinal Tap, When Harry Met Sally…). Em grande destaque está também um cast que está, na maioria dos casos, muito bem, principalmente Tom Cruise e Jack Nicholson que partilham uma das cenas mais icónicas da História do Cinema.

Facebook Comments

Leave a comment